1 Quarta literária com Vitória | LIVRO VS. FILME: Diário De Uma Paixão

Vocês já devem ter ouvido falar desse outro super clássico de Nicholas Sparks. Diário de uma paixão foi o primeiro livro lançado do autor e até hoje é considerado por muitos o mais meloso. Mas há de se levar em conta as fases da escrita e em todas elas, o queridinho dos romances tem muita competência. Este livro foi lançado em 1996 e (segundo a própria capa do livro) teve mais de 12 milhões de cópias vendidas. No Brasil, foi publicado em 2010 pela Editora Novo Conceito. Nessa trama, iremos conhecer a história de Allie e Noah (e depois disso, toda menina vai querer um Noah na vida!). Para ler a resenha, clique aqui.


O LIVRO
“A história começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido a enorme diferença de classe social entre os jovens. Allie e Noah, lutam para levar uma vida normal, mesmo estando distantes. Até que um artigo de jornal muda tudo e reacende um amor há 14 anos adormecido.”

(Fonte: Site da Livraria Saraiva)

O FILME

Sinopse: Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

(Fonte: Site Adoro Cinema)



Minhas Considerações

Ambos conseguiram me arrancar sorrisos e quase lágrimas. É o tipo de filme que você assiste num sábado à noite ou num filminho com o namorado. O filme, é claro, não é uma cópia fiel do livro, mas trata-se de uma ADAPTAÇÃO e confesso que me prendeu bastante. Eu amo o livro, mas ele não é meu preferido de Nicholas Sparks. O filme tem umas coisas que me incomodam um pouco em relação ao livro porque tem cenas que no livro a gente não vê (me causou um pouco de surpresa nesse sentido) e a rapidez com que as coisas acontecem (DE REPENTE!!). Enfim, pude perceber que na verdade, além do fato de ser a adaptação, o filme foi inspirado no livro, mas não com o propósito de contar a mesma história completamente. Leiam, assistam e digam o que acharam.

Beijos e até a próxima!

1 comentários:

  1. Só vi o filme até agora, mas confesso que não tenho vontade de ler o livro.... Não gosto de gêneros romances melosos demais.. Gosto daqueles que fogem do clichê.
    Mas, o filme é lindo e está em um dos meus preferidos *_*
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo Que Meninas Gostam © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.