4 Quarta literária com Vitória | Por que as meninas gostam de Nicholas Sparks?

Vocês já devem ter lido ou provavelmente conhecem alguém que já tenha lido pelo menos um livro de Nicholas Sparks. Pois bem, Sparks é um autor que atinge um público muito grande, mas se formos olhar bem, a grande massa é feminina. E se você chegou até aqui sem nunca ter ouvido falar nesse autor ou de livros famosos dele, basta eu falar 4 palavrinhas: Um Amor Para Recordar. Pois é. O filme é campeão em bilheteria e com certeza um dos mais assistidos de 1999/2000 pra cá.

A adaptação do filme foi feita a partir do livro “Um Amor Para Recordar” que foi o segundo lançado do autor. Quase todo livro do cara vira best-seller, e futuramente, ganha a adaptação para as telonas. Ele já foi considerado o número um pelo New York Times. Aqui no Brasil – pelo menos os livros que tenho -, suas obras foram publicadas pela Editora Novo Conceito e agora estão sendo lançadas pela Editora Arqueiro.

Mas vamos lá: qual será mágica? Os livros de Nicholas Sparks são muito bem vendidos e já foram traduzidos para mais de 45 idiomas. Aqui eu vou dar minha opinião, mas acho que muitas meninas vão concordar comigo. Ele é uma máquina de escrever, e escreve o que as pessoas querem ler: histórias de amor. Até que ultimamente ele vem me surpreendendo, pois suas novas narrativas estão cheias de suspense e drama, prendendo ainda mais o leitor na história, deixando aquele gosto de quero mais a cada capítulo.

No final dos livros dele, geralmente tudo se liga, tudo faz sentido. Isso é uma das coisas que eu acho massa num autor, porque o mercado literário está aí cheio de livros que os autores ganham credibilidade com a fama de “narrativa detalhista”. José de Alencar também era detalhista, mas muito competente no que fazia. É preciso separar as coisas. Hoje em dia os capítulos estão sendo preenchidos por balelas que não servem para nada, no final das contas, e o diferencial de Sparks está aí: tudo se liga.

Claro, têm coisas que que não me agrado muito, como o final de “Querido John” e o jeito meloso de “Diário de uma paixão” (mas quem não queria um Noah na vida? Haha). Não que estas coisas tirem a qualidade dos livros, mas, PARA MIM, os tornam não tão bons quanto os outros. Uma coisa que todo mundo tira onda é o grande índice de doenças como problemáticas em seus livros. É, doenças. Mas não é sempre: todo livro gira em torno de um romance e esse romance, afetado por uma problemática específica (Vai que é a receita do bolo dele, né gente? Na maioria dá certo...).

Sparks tem a sensibilidade que nem toda mulher consegue transmitir e isso faz com que todos os “mocinhos” sejam apaixonantes. Ele tem o lado romântico sensível diretamente proporcional ao romântico carnal, e o faz sem pornografia, chega a ser algo poético, até.

Enfim, talvez eu não possa considerar Nicholas Sparks o meu autor preferido (porém já foi) porque hoje em dia tenho acesso a muitos outros autores, mas é bem verdade que ele é o escritor que tenho mais livros na estante. Tenho a impressão de que sua escrita sempre vai me encantar. Um dos meus sonhos é completar (e ler!) sua coleção, e até mesmo ter as adaptações dos filmes.

E vocês, meninas, o que acham de NS? Já leram algum livro? Comentem abaixo o que acharam :)




 Por hoje é só, espero que tenham gostado! Deixem também o que vocês querem que eu fale no próximo post. Um beijo e até a próxima!
 

4 comentários:

  1. Nao sou nem um pouquinho fã de romance,muito menos do Nicholas,a uns 2 anos atras ate comprei um box com 3 livros dele (Querido John,diarios de uma paixao e Um amor para recordar) mas nao consegui ler,gosto mesmo é de sangue,zumbi e ação,nao é a toa que sou mega fã de The Walking Dead,porem adorei seu post,e é bem legal para as meninas que nao gostam muito de ler,acaba incentivando.Um bjj pra vc e pra Iza,adoro o blog.
    Deisy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisy, obrigada pelo comentário. Eu tenho dois livros do autor, mas infelizmente ainda não consegui ler. Espero que eu consiga e que bom que gostou do post, ele foi feito por Vitória! O crédito é total dela =))

      Que bom que adora o blog, volte sempre e comente mais!!

      Excluir
  2. Nicholas Sparks é vida e sem discussão. Amei o post, viu. Beijos

    http://ateliefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Volte sempre =))
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tudo Que Meninas Gostam © Copyright 2012.|TODOS DIREITOS RESERVADOS| Feito porLaysa layout.